Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Advogada que trabalhava oito horas não faz regime de jornada exclusiva

há 8 anos

REPÓRTER: A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho negou recurso da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, a CNF, contra decisão que a condenou ao pagamento de horas extras a uma advogada submetida a controle de jornada de trabalho de oito horas.

A profissional alegou que trabalhou por três anos na confederação, sempre com controle de jornada de oito horas diárias, até ser demitida sem motivo, o que foi confirmado por testemunhas. O juízo da 11ª Vara do Trabalho de Brasília condenou a instituição a pagar quatro horas extras diárias pelo tempo de todo o contrato de trabalho, com adicional de 100% e reflexo sobre as demais verbas.

A CNF alegou que não houve prestação jurisdicional porque a sentença não teria abordado a exigência de dedicação exclusiva e a jornada de trabalho da empregada, entre outros pontos. Mas o Tribunal Regional do Trabalho do Distrito Federal e Tocantins manteve a condenação, porque o fato de o advogado se submeter à jornada de oito horas diárias, por si só, não determina a configuração do regime de dedicação exclusiva.

A Confederação recorreu ao TST, mas o relator do caso na Terceira Turma, ministro Alberto Bresciani, não aceitou o recurso. O ministro explicou que o Estatuto da OAB dispõe que a jornada de trabalho do advogado empregado não poderá exceder a duração diária de quatro horas contínuas e de 20 horas semanais. E o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, do Conselho Federal da OAB, modificado em 2000, considera como dedicação exclusiva o regime de trabalho que for expressamente previsto no contrato de trabalho.

SONORA: Alberto Bresciani – ministro do TST

"Então neste caso, o agravo de instrumento é conhecido e desprovido nos termos do voto do relator. E eu insisto que eu fiz questão de trazer a vossas excelências por uma questão de honestidade a discussão, no dia em que mudarmos de ponto de vista, não hesitarei em acompanhar vossas excelências".

REPÓRTER: A decisão foi unânime entre os ministros, que negaram o recurso da CNF que teve o pedido de reconhecimento de jornada exclusiva da advogada negado.

Reportagem: Dalai Solino

Locução: Dalai Solino

O TST possui oito Turmas julgadoras, cada uma composta por três ministros, com a atribuição de analisar recursos de revista, agravos, agravos de instrumento, agravos regimentais e recursos ordinários em ação cautelar. Das decisões das Turmas, a parte ainda pode, em alguns casos, recorrer à Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SBDI-1).

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Coordenadoria de Rádio e TV

Tribunal Superior do Trabalho

Tel. (61) 3043-4264

crtv@tst.jus.br


fonte: tst

  • Sobre o autorAdvogado Trabalhista - Tel / Whatsapp (43) 99975 2138 TIM
  • Publicações5
  • Seguidores49
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações279
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogada-que-trabalhava-oito-horas-nao-faz-regime-de-jornada-exclusiva/348294125

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)